Cinema de Arte de Rua exibe documentário “O Povo da Ilha”, no Largo de São Sebastião

Cinema de Arte de Rua exibe documentário “O Povo da Ilha”, no Largo de São Sebastião

Nesta quinta-feira (24/07) e no dia 29 de julho, das 18h30 às 20h, o Largo de São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus, se transforma em sala de cinema com a exibição gratuita do documentário “O Povo da Ilha”, dentro da programação do Cinema de Arte de Rua. A ação tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e propõe aproximar o público da produção audiovisual local, ocupando o espaço público com arte, identidade e pertencimento.

Com direção de João Pedro Brasil, o documentário acompanha a rotina de dois artistas alegóricos dos bois Caprichoso e Garantido, revelando os bastidores do Festival de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) a partir do olhar de quem constrói, com as próprias mãos, a beleza das alegorias que encantam o Brasil. É um retrato sensível do fazer artístico amazônico, da força coletiva e da emoção que move a ilha durante os dias que antecedem o espetáculo.

“Foi uma aventura maravilhosa filmar O Povo da Ilha. Estar em Parintins no meio da preparação do festival foi uma experiência única. A gente acordava cedo, dormia tarde e vivia no ritmo dos bois”, conta Bruna Freire, idealizadora do projeto.

Foto: Divulgação

A equipe acompanhou os artistas em diversos espaços fundamentais da preparação, como os galpões de criação dos bois, as oficinas de alegorias, o entorno do Bumbódromo e até mesmo as longas filas de acesso à arena. Tudo isso sob sol intenso, chuvas repentinas e a energia pulsante de quem vive a festa como missão de vida.

“Gravamos em diversas locações, com uma rotina puxada, mas cheia de significado. Tivemos o privilégio de ser recebidos por dois artistas importantíssimos com muito carinho, humildade e amor pelo que fazem”, relembra Bruna. “Foi uma experiência transformadora e espero que o documentário consiga transmitir um pouco da força e da beleza dessa cultura tão rica”, ressaltou.

O projeto é uma realização conjunta de jovens profissionais do audiovisual amazonense. Além de Thiago Morais na direção de projeto e Bruna Freire na produção, a equipe conta com Dâmilly Oliveira na direção, Sidney Cad na direção de fotografia, Géssica Adzangela no som direto e Beatriz Abreu no roteiro e assistência de direção.

Foto: Divulgação

“O mais bonito foi ver como todo mundo da ilha tem um papel nesse espetáculo gigante, dos que costuram às pressas às crianças que já nascem aprendendo a dançar”, destaca Bruna. “Teve perrengue, teve choro, teve riso… e tudo isso está ali no filme, de maneira poética e artística”, contou.

A exibição ao ar livre é gratuita e aberta ao público.

Avatar

Redação

O Portal do Tiozão é mais do que um canal de notícias é uma voz autêntica que representa o povo, suas histórias e sua cultura, com a missão de levar informação com credibilidade, de forma acessível, clara e conectada com a realidade de quem vive na Amazônia e no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *