Durante visita à fábrica da Nissan, Lula afirma: “O Brasil não pode viver eternamente do Bolsa Família”

Durante visita à fábrica da Nissan, Lula afirma: “O Brasil não pode viver eternamente do Bolsa Família”

Nesta segunda-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, durante visita à fábrica da montadora Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, que “o Brasil não pode viver eternamente do Bolsa Família”.

Durante o discurso, o presidente ressaltou a importância da formação profissional e da superação da dependência de programas sociais. Segundo ele, é necessário investir em educação e oportunidades para que as famílias alcancem um padrão de vida digno, compatível com a classe média.

“Tem gente que não gosta que eu fale isso, mas eu digo: eu sou daqueles que não desistem nunca. Não existe nada impossível para quem tem vontade de fazer. O Brasil não pode viver eternamente na pobreza, não pode viver eternamente do Bolsa Família. As pessoas precisam se formar, ter uma profissão e conquistar uma boa qualidade de vida”, afirmou Lula.

Críticas ao valor do salário mínimo

Lula também rebateu críticas sobre o salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518,00. Ele afirmou que ainda é um valor insuficiente para o trabalhador brasileiro e criticou empresários que consideram o montante elevado.

“Tem empresário que reclama na hora de pagar o salário do trabalhador, alegando que o valor é alto. Poxa, como um trabalhador, pai de família, vai viver com um salário mínimo? Ao invés de olhar para essa pessoa como um assalariado, deveriam enxergá-la como um consumidor”, disse o presidente.

Sobre a visita na Nissan

No evento, foram anunciados investimentos da multinacional no país de R$ 2,8 bilhões. Eles somam aos investimentos anunciados pela indústria automotiva do país, com projeções de R$ 125 bilhões até 2033.

A fábrica passou por ampla transformação para produzir o principal modelo da marca, além de outro SUV, que ainda será lançado, e de um motor turbo.

Para o presidente da Nissan para a América Latina, Guy Rodríguez, a meta é que a marca alcance até 7% do mercado automotivo do país nos próximos anos. 

“O setor automotivo representa 2,5% do PIB [Produto Interno Bruto] total do Brasil. Se nós falamos do PIB industrial, o setor automotivo representa 20%. Essa é a importância da cadeia de valor do setor automotivo, por isso é importante desenvolver essa cadeia de valor”, destacou o executivo durante a cerimônia.

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Redação

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